Como Reproduzir a Calopsita

Por | 8 comentários

Share Button

A maior dificuldade para reproduzir a Calopsita consiste na formação dos casais, uma vez que não existem diferenças perceptíveis entre os machos e as fêmeas, sendo que a forma mais segura para saber o sexo de uma calopsita é através do exame de DNA. Outro detalhe importante é que elas são aves monogâmicas, ou seja, quando formam o casal dificilmente irão trocar, a não ser que um morra ou então seja totalmente retirado do local que a outra fique, ou seja, eles não podem nem mesmo ouvir um ao outro, caso contrário será difícil fazer um novo casal. Antes de começar o processo de acasalamento é interessante conhecer um pouco mais sobre estes belos pássaros, por isso lançamos o guia completo de criação e reprodução das Calopsitas, vale a pena dar uma boa lida.

 
Reprodução Calopsita Como Reproduzir a Calopsita


 

COM QUE IDADE POSSO REPRODUZIR A CALOPSITA?

 

As Calopsitas estão aptas para reproduzir assim que fazem 1 ano de idade, contudo alguns criadores recomendem a reprodução seja iniciada somente após 18 meses de vida, especialmente para as fêmeas, evitando assim problemas com a postura dos ovos. O casal de Calopsitas irá fazer todo o trabalho de construção do ninho, acasalamento, choca e cuidados com os filhotes, portanto você pode deixar ambos os pais na gaiola, pois os dois serão responsáveis pelos filhotes que irão nascer.

 
 

LOCAL IDEAL PARA REPRODUZIR A CALOPSITA

 

Você conseguirá reproduzir a Calopsita em viveiros ou em gaiolas individuais, sendo que para cada casal é recomendado um tamanho aproximado de cerca de 1,00m X 0,50m X 0,50m. Os ninhos para Calopsita devem ser grandes e espaçosos, medindo no mínimo 35cm X 20cm X 20cm, sendo importante saber que dentro do ninho deverão caber a mãe e de 3 a 6 filhotes, ou seja, se o ninho for pequeno pode ser que algum filhote venha a morrer esmagado.

 
 

POSTURA DE OVOS DE UMA CALOPSITA

 

Em média, as calopsitas botam de 4 a 7 ovos com intervalo de 2 dias entre um ovo e outro, ou seja, elas botam dia sim e dia não. Após 20 a 23 dias do inicio do choco os filhotes começaram a nascer, e após 2 meses eles já estarão saindo do ninho e arriscando os primeiros voos. Algumas Calopsitas botam e chocam os ovos, porém nenhum filhote nasce, e isso deixa os donos muito frustrados. Existem diversos motivos para isso acontecer, podendo ser um casal de Calopsitas mansas, que não choca bem os ovos, ou um pássaro que pode ser muito jovem e ainda não estão preparado para chocar, ou até mesmo você poderá ter 2 fêmeas, que chegam a se acasalar, botar e chocar normalmente os ovos, mas logicamente que nenhum filhote irá nascer.

 
Fotos filhotes Calopsita Como Reproduzir a Calopsita
 

O QUE FAZER QUANDO OS FILHOTES DE CALOPSITA NASCEREM?

 

Quando os filhotes de Calopsita nascerem deixe a disposição uma boa alimentação para Calopsita, portanto, além da mistura de sementes, coloque verduras, legumes e frutas como couve, mostarda, cenoura, jiló, pepino e maça. É muito importante que você deixe a disposição do casal uma boa farinhada a base de ovo para Calopsita. Seguindo estes cuidados com certeza você conseguira reproduzir a Calopsita em sua casa.