Como Reproduzir o Canário da Terra em Cativeiro

Por | 12 comentários

Share Button

Muitos consideram que reproduzir o Canário da Terra em cativeiro é fácil, sendo um dos pássaros silvestres mais tranquilos neste pronto. Um dos cuidados importantes para obter sucesso no acasalamento é que o casal reprodutor esteja com a saúde perfeita e já tenham feito a muda de penas, além disto, higiene nas gaiolas, tranquilidade no criatório e paciência são fundamentais para o sucesso da reprodução de Canário da Terra. O período de reprodução do Canário da Terra vai de novembro a maio, coincidindo com o período das chuvas, mas isto vai depender muito da região.

 
Como Reproduzir o Canário da Terra em Cativeiro Como Reproduzir o Canário da Terra em Cativeiro


 

LOCAL IDEAL PARA REPRODUZIR O CANÁRIO DA TERRA

 

Para iniciar a criação de Canário da Terra deve-se escolher um local adequado, ele deve ser claro, arejado e sem correntes de vento. Não precisa bater sol diretamente, mas se poder bater um pouco de sol pela manhã fica melhor.Apesar de poder ser criado em viveiros, o mais aconselhável é que a criação seja feita em gaiolas de puro arame, com medida aproximada de 60cm comprimento, 30cm largura, 35cm altura, com portas na frente, comedouros e bebedouros pelo lado de fora e uma banheira. O ninho deve ter as seguintes dimensões aproximadas: 25cm comprimento, 14 cm largura, 12 cm altura, terá uma tampa móvel para o manuseio de filhotes e de ovos.

 
 

PREPARATIVOS PARA REPRODUZIR O CANÁRIO DA TERRA

 

Deve-se colocar material para a fêmea de Canário da Terra confeccionar o ninho, podendo ser saco de estopa, crina ou cauda de cavalo cortados em pedaços de 15 cm, capim barba de bode, barbante, palha de milho seco, entre outros materiais. Basta colocar o material no fundo da gaiola que a fêmea, quando estiver pronta para a reprodução, irá carregar sozinha para o ninho. O número de ovos de cada postura varia entre 4 e 6, e cada Canária pode chocar 4 vezes por ano, podendo tirar até 20 filhotes por temporada. O filhote nasce aos treze dias depois de a fêmea deitar no ninho, e com cerca de 15 dias já começa a se aventurar na gaiola, podendo ser separado da mãe com 35 dias.

 
Reproduzir o Canário da Terra em Cativeiro Como Reproduzir o Canário da Terra em Cativeiro
 

QUAL A MELHOR FORMA PARA REPRODUZIR O CANÁRIO DA TERRA

 

Você pode utilizar um macho de excelente qualidade para galar até 5 fêmeas, mas de preferência não deve-se deixá-lo junto com a fêmea pois ele quase sempre prejudica o processo de reprodução. O melhor é colocar a gaiola o macho na gaiola criadeira, separado pela divisória, e quando a fêmea der sinais que está aceitando o macho, tirar a grade e deixar o macho galar a fêmea, e imediatamente afastando-o da fêmea. Você pode fazer esse procedimento de 2 a 3 vezes por dia, até que a fêmea bote o 1º ovo. Nunca coloque mais de um macho em uma gaiola pois eles são muito territoriais e travam lutas até a morte do mais fraco.

 

Assim que fizer a separação da fêmea, é bom deixar os filhotes de Canário da Terra todos juntos, até terminar a muda de penas, o que acontece por volta de seis meses. Eles podem ser colocados em uma gaiola voadeira, com cerca de 1 metro de comprimento. Deve-se tomar muita atenção com os poleiros, bebedouros, ninhos e de todos os utensílios utilizados, mantendo-os limpos. Armazene os alimentos em locais secos e protegidos, e ao comprar novos pássaros não os leve para o criadouro antes de se fazer a quarentena.