Cadastre seu email e receba as melhores informações grátis sobre pássaros!

Melhor Alimentação para Filhotes de Curió

Por | 4 comentários

Share Button

Aos poucos os criadores vem melhorando a alimentação para filhotes de Curió, parando de oferecer apenas larvas, aranhas e cupins, uma vez que a cada dia surgem produtos específicos que facilitam a vida em uma criação de Curió e melhoram à saúde dos filhotes, fazendo com que eles cresçam rapidamente e diminuindo a taxa de mortalidade. Para tanto, está sendo utilizado uma ração própria para filhotes de Curió, que é vendida a um preço bastante acessível.

 
 
 
 
Melhor Alimentação para Filhotes de Curió Melhor Alimentação para Filhotes de Curió


 

QUAL A MELHOR ALIMENTAÇÃO PARA FILHOTES DE CURIÓ

 

A ração extrusada pra Curió é bem completa, mas nada impede que você crie seus filhotes com uma alimentação a base de larvas de tenébrio Molitor, mas de preferência, as larvas devem ser criadas em sua casa. Uma dica interessante é pegar algumas larvas no dia anterior ao que você for dar para a fêmea de Curió tratar dos filhotes, colocando-as em um copo com leite em pó, assim os Tenébrios vão se alimentar com o leite e quando forem consumidas pelos filhotes, se tornarão um alimento duplamente rico em proteínas. Você também pode fornecer outros alimentos como gafanhotos, cupins, pão molhado em água e milho verde, além das misturas de sementes para pássaros com alpiste e painço e ovo cozido.

 
 

MINHA FÊMEA DE CURIÓ NÃO GOSTA DE RAÇÃO EXTRUSADA, O QUE DEVO FAZER?

 

Você deve acostumar as fêmeas de Curió com esta alimentação antes do inicio do período de choca, trocando gradativamente a comida que ela está acostumada pela ração extrusada. Você pode misturar gema de ovo ralada à ração para que ela fique mais úmida e mais ao gosto das fêmeas. Os filhotes que irão nascer, e portanto as novas fêmeas, já crescerão acostumadas à essa nova alimentação, que deverá ser oferecidas juntamente com outros complementos para todos os Curiós.

 
 

É O CRIADOR QUE DEVE DAR A ALIMENTAÇÃO PARA FILHOTES DE CURIÓ?

 

A alimentação para filhotes de Curió deve ser deixado por conta das mães, ou seja, coloque os alimentos na gaiola e deixe que os pais façam o resto do serviço. Deixe a disposição da mãe os alimentos comuns, e dê de 5 a 8 tenébrios para cada filhote por dia, como forma de complementação. Seja qual for o alimento que você tenha escolhido para sua criação, sempre veja se ele não está azedo, velho, estragado, e de preferência saiba a procedência dos alimentos, evitando assim frutas e verduras que foram “tratadas” com inseticida, além disto, alimentos como o pão molhado e o milho verde devem ser retirados da gaiola após 1 hora no máximo, pois azedam com facilidade.

 
Melhor Alimentação manual para Filhotes de Curió Melhor Alimentação para Filhotes de Curió
 

Vale ressaltar que muitos criadores de Curió acabam alimentando manualmente os filhotes, ou seja, fornecem uma papinha com a ajuda de uma seringa própria. O ideal é fornecer a papa a uma temperatura aproximada de 38º. Você deve seguir a risca a proporção informada pelo anunciante da papa para filhotes de sua escolha, mas normalmente deve-se fornecer 1 parte do produto para 5 partes de água a partir do nascimento e e 1 parte do produto para 2 partes de água, a partir do sétimo dia de vida dos filhotes.

Cadastre seu email e receba as melhores informações grátis sobre pássaros!