Como Reproduzir o Azulão em Cativeiro

Share Button
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

O Azulão conquistou diversos fãs no Brasil devido a ser um pássaro ótimo para canto, para a roda de fibra e especialmente por conta da facilidade para se reproduzir o Azulão em cativeiro. Eles são pássaros que costuma ficar muito mansos com os donos, recebendo comida na mão com certa facilidade. Vale lembrar que a criação de Azulão em cativeiro só é permitida para quem tem registro de criador junto ao IBAMA.

Reproduzir o Azulão em Cativeiro Como Reproduzir o Azulão em Cativeiro

MELHOR ÉPOCA PARA REPRODUZIR O AZULÃO EM CATIVEIRO

O período de reprodução do Azulão no Centro Sul do Brasil é de setembro a fevereiro, coincidindo com o período chuvoso. A fêmea dá sinais de que está pronta para chocar quando começa a voar muito, a arrancar papel do fundo da gaiola, carregar capim no bico e levá-lo para o ninho. No manuseio do macho, o melhor é colocá-lo para galar e imediatamente afastá-lo para outra gaiola, assim pode-se utilizar um macho para várias fêmeas (poligamia). Pode-se deixar várias gaiolas com fêmeas em um mesmo local, desde que elas não se enxerguem. Você pode reproduzir o Azulão em cativeiro usando gaiolas ou então em viveiros.

PREPARATIVOS PARA REPRODUZIR O AZULÃO EM CATIVEIRO

Em um viveiro para Azulão, o manejo é mais trabalhoso e o controle do ambiente é muito complicado, pois podem acontecer problemas, como filhotes que caem do ninho e morrem. As gaiolas de criação de Azulão devem ser de puro arame, com medida de 60cm x 40cm x 35cm, com quatro portas na frente, comedouros pelo lado de fora para dentro da gaiola, e com um passador lateral. A do macho pode ser a metade disso. Os ninhos devem ser de bucha, com 7 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade no centro. Deve-se colocar bastante raiz de capim e pedaços de corda de sisal para estimular a fêmea.

NASCIMENTO DE FILHOTES DE AZULÃO EM CATIVEIRO

O filhote nasce após treze dias do inicio do choco e começa a sair do ninho com cerca de 16 dias de idade, podendo ser separado da mãe com aproximadamente 35 dias. As anilhas serão colocadas entre o 7º e o 10º dia de vida. Cada fêmea choca de 3 a 4 vezes por ano, podendo tirar de 6 a 12 filhotes por temporada. As fêmeas do Azulão são excelentes mães, cuidam muito bem dos filhotes, por isso, muitos criadores as utilizam como babás para criar filhotes de bicudos.

Como Reproduzir o Azulão em Cativeiro Como Reproduzir o Azulão em Cativeiro

ALIMENTAÇÃO DE FILHOTES DE AZULÃO EM CATIVEIRO

A alimentação dos filhotes de Azulão é constituída de uma mistura de sementes, como painço, alpiste, girassol, aveia, arroz com casca e linhaça, farinhada a base de ovo, milho verde, verduras, frutas e legumes como couve, jiló, pepino e maça, além de uma boa ração de crescimento. Nunca deve-se esquecer de uma fonte de água limpa e potável. Você deverá fornecer larvas de tenébrio, podendo ser de 30 a 50 larvas ao longo do dia. Dê uma boa alimentação para os filhotes de Azulão, de modo que eles possam crescer fortes e saudáveis!

share small Como Reproduzir o Azulão em Cativeiro
END; } else { //normal ads echo <<

Clique Nas Imagens e Veja Outros Textos!