Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro Verdadeiro

Por | 43 comentários

Share Button

A criação de Trinca Ferro Verdadeiro, cujo nome Científico é Saltator Similis, é enorme no Brasil, pois ele é um dos pássaros silvestres mais apreciados pelo Brasileiro, especialmente pelo seu canto. Na natureza ele é encontrado da Bahia até o Rio Grande do Sul. Devido a sua grande distribuição, o Trinca Ferro acabou se dividindo em cerca de 8 formas de pássaros do gênero “Saltator”, e praticamente todas são iguais. Ele também acabou recebendo outros nomes, como Bico-de-Ferro, Tempera Viola, Pipirão, Estevo, Papa-Banana, Titicão, Tia-Chica, Chama-Chico, João Velho e Pixarro. Eles vivem à beira da mata, tanto nas baixadas como nas montanhas.

 
Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro Verdadeiro Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro Verdadeiro


 

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO TRINCA FERRO VERDADEIRO

 

O Trinca Ferro têm o corpo de cor olivácea, cabeça acinzentada, garganta ocre-clara, peito e abdome cinzento-oliváceo, lavado de ocre no meio. Chegam a ter cerca de 20 cm de comprimento e a pesar por volta de 50 gramas. Não apresentam diferenças visuais entre machos e fêmeas de Trinca Ferro, sendo que o canto do macho é o fator que determina a diferenciação sexual. É um pássaro extremamente territorialista, onde o macho dominante, através de seu canto extremamente alto, tenta manter afastado outros machos que tentam adentrar seu domínio, essa característica torna o Trinca Ferro um alvo fácil de traficantes de animais.

 
 

ALIMENTAÇÃO DE UMA CRIAÇÃO DE TRINCA FERRO VERDADEIRO

 

O Trinca Ferro é onívoro, ou seja, ele come de tudo. Sua dieta baseia-se em frutos silvestres e insetos, podendo alimentar-se também de pequenos vertebrados, inclusive atacando ninhos de outras aves para alimentar-se de ovos e filhotes. Em uma criação de Trinca Ferro Verdadeiro em cativeiro, normalmente os donos fornecem uma ração de boa qualidade, e que pode ser complementada com frutas, verduras e legumes. Na época do acasalamento é comum oferecer larvas de tenébrio para os filhotes.

 
Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro Verdadeiro Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro Verdadeiro
 

O ACASALAMENTO NA CRIAÇÃO DE TRINCA FERRO VERDADEIRO

 

Com 01 ano de vida os Trinca Ferros estão prontos para reproduzir, sendo que eles fazem ninhos em arbustos a 01 ou 02 metros do chão, usando gravetos e folhas grandes. O período reprodutivo do Trinca Ferro Verdadeiro vai de agosto a novembro, e as fêmea fica piando, como sendo um sinal que está pronta para iniciar o processo de reprodução. As fêmeas botam de 02 a 03 ovos que são encubados entre 10 a 15 dias após o inicio do choco.

 

A reprodução do Trinca Ferro Verdadeiro geralmente acontece em gaiolas criadeiras com cerca de 80cm x 40cm x 40cm, sendo que estas medidas são suficientes para realizar o acasalamento. Você também poderá criar os Trinca Ferros em viveiros maiores.

 

O CANTO DO TRINCA FERRO VERDADEIRO

 

O canto do Trinca Ferro é forte e melodioso, muito apreciado por quem gosta de pássaros canoros. Seu canto varia um pouco de região para região, porém mantêm o mesmo tom.