Saiba Tudo Sobre a Criação de Pintassilgo

Share Button
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

O Pintassilgo, cujo nome científico é Corduelis Magellanica, tem como origem a America do Sul, sendo encontrado em doze países da América do Sul, só não sendo encontrado na Guiana Francesa e Suriname. Também é conhecido como Pintasilva e Pintassilgo Mineiro. A criação de Pintassilgo ocorre em praticamente todo o Brasil. Tem como habitat os campos abertos, restingas litorâneas, bordas de mata, áreas de agricultura, matas secundárias, árvores em plantações quintais e pinhais.

Saiba Tudo Sobre a Criação de Pintassilgo Saiba Tudo Sobre a Criação de Pintassilgo

O PINTASSILGO POSSUI 11 SUB-ESPÉCIES, SENDO:

  • Magellanica Alleni que ocorre no Brasil (região Nordeste), Bolívia, Paraguai e Argentina; no Brasil é conhecido como Pintassilgo Baiano ou Baianinho.
  • Magellanica Icterica ocorre no Brasil (região Central, Sudeste e Sul) e, no Paraguai.
  • Magellanica Iongirostris ocorre no Brasil, Venezuela e Guiana.
  • Magellanica Santaecrucis ocorre na Bolívia.
  • Magellanica Capitalis ocorre na Colômbia, Equador e Peru.
  • Magellanica Paula ocorre no Equador e Peru.
  • Magellanica Boliviana ocorre na Bolívia.
  • Magellanica Magellanica no Uruguai e Argentina.
  • Magellanica Peruana ocorre no Peru.
  • Magellanica Tucumana na Argentina.
  • Magellanica Urubambensis no Peru e Chile.

sub espécies de pintassilgo Saiba Tudo Sobre a Criação de Pintassilgo

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO PINTASSILGO

Os Pintassilgos adultos medem cerca de 11cm a 13 cm de comprimento, dependendo da sub-espécie, o macho tem as partes inferiores, o baixo dorso e a nuca amarelas; alto dorso amarelo esverdeado; cabeça, asas e caudas negras. Asas e Caudas com marcações amarelas típicas de cada sub-espécie. Bico e pernas são negro-acinzentados. A fêmea de Pintassilgo é semelhante ao macho, só que com as cores menos acentuadas.

ALIMENTAÇÃO DE UMA CRIAÇÃO DE PINTASSILGO

Os Pintassilgos são granívoros, ou seja, tem como alimento principal ou praticamente exclusivo as sementes de plantas ou grãos. Eles também podendo também comer frutas, legumes, verduras e larvas de Tenébrio. Uma boa parte dos criadores fornece ração extrusada, mas vale salientar que uma boa mistura de sementes poderá ser o suficiente para oferecer os nutrientes de uma boa alimentação para Pintassilgo

Tudo Sobre a Criação de Pintassilgo Saiba Tudo Sobre a Criação de Pintassilgo

O ACASALAMENTO NA CRIAÇÃO DE PINTASSILGO

São muito sociáveis, fora da época de reprodução é comum serem vistos em bandos com até 100 indivíduos, porém no período reprodutivo tornam-se territorialistas. São facilmente reconhecidos pelo vôo ondulante, pelas faixas amarelas nas asas e, quando pousados, pelo canto incessante. Os Pintassilgos procriam na natureza nos meses de outubro a março, fazendo de 2 a 4 posturas por temporada e botando de 3 a 5 ovos em cada postura. Com cerca de 9 meses os machos já estão prontos para a reprodução, já as fêmeas é recomendado que tenham pelo menos 1 ano de vida.

Uma boa gaiola para criação de Pintassilgo deve ter divisórias e grades no fundo, de forma a manter os pássaros longe das fezes. O tamanho indicado é de 60cm x 40cm x 40cm. O ninho para Pintassilgo deve ser de bucha e colocado na lateral, na parte mais alta da gaiola, que deve ficar a pelo menos 1,5 metros do chão. A reprodução do Pintassilgo em cativeiro é considerada relativamente fácil.

O CANTO DO PINTASSILGO

O canto do Pintassilgo é muito apreciado pelos criadores deste pássaro. Além disso, ele é conhecido por ficar longos períodos cantando sem parar, podendo chegar a cantar por 2 minutos ou mais.

share small Saiba Tudo Sobre a Criação de Pintassilgo
END; } else { //normal ads echo <<

Clique Nas Imagens e Veja Outros Textos!