Saiba Tudo Sobre a Criação de Azulão

Por | 6 comentários

Share Button

O Azulão (Cyanocompsa Brissonii), também é conhecido como Azulão Verdadeiro, Azulão Bicudo, Azulão do Nordeste, Guarundi Azul, Azulão do Sul, Tiatã, Gurundi Azul e Reina Mor. Em cativeiro o Azulão costuma ser dócil, manso e de fácil manejo, muitas vezes aceitando ser pego pela mão do criador ou de quem o trata, não demonstrando medo algum. Esta ave é encontrada na beira de pântanos, matas secundárias e plantações, do Nordeste e Brasil central ao estado do Rio Grande do Sul, bem como na Bolívia, Paraguai e Argentina e também no norte da Venezuela e Colômbia. Existem algumas diferenças, como tamanho, peso e cor, entre espécies de regiões diferentes, mas no geral os cuidados da criação de Azulão serão os mesmos.

 
Saiba Tudo Sobre a Criação de Azulão Saiba Tudo Sobre a Criação de Azulão


 

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO AZULÃO

 

O Azulão mede aproximadamente 15 cm de comprimento, o macho é um pássaro de coloração exuberante, apresenta um azul intenso no corpo com as extremidades das asas mais escuras e as patas de coloração semelhante ao bico, que é de formato triangular e rude. A fêmea e os filhotes de Azulão são marrons-pardos.

 

Os Azulões são muito territorialistas, não sendo possível vê-los em bando. Os casais não dividem seu território com outros da mesma espécie. Os filhotes de azulão ficam com seus pais até um certo tempo, depois já partem para uma vida “independente”, pois o instinto territorialista do pássaro não o deixará ficar por perto após entrar na fase adulta. Se um Azulão macho invade o território de outro, com certeza haverá uma grande briga violenta, por isso existe um certo respeito entre as aves e seus territórios.

 

ALIMENTAÇÃO DE UMA CRIAÇÃO DE AZULÃO

 

O Azulão é um pássaro granívoro, ou seja, se alimenta basicamente de sementes, mas também costuma comer insetos, como as larvas de tenébrio, frutas e legumes. É muito fácil encontrar misturas de sementes próprias para o Azulão em lojas especializadas, sendo que está mistura balanceada de alimentos é considerada a ideal por muitos criadores. As larvas de Tenébrios podem ser oferecidas durante todo o ano, em especial na época de reprodução. As sementes preferidas são o Alpiste, Painço Comum, Senha, Arroz com casca, Girassol miúdo e Aveia. A água deve ser filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo. A alimentação do Azulão é bem variada, o que torna mais fácil a sua criação.

 
Tudo Sobre a Criação de Azulão Saiba Tudo Sobre a Criação de Azulão
 

O ACASALAMENTO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO

 

O Azulão se reproduz entre setembro e fevereiro. Ele constrói seu ninho não muito longe do solo e cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, sendo que eles podem fazer de 3 a 4 posturas por temporada. Os filhotes de Azulão nascem entre 13 e 15 dias após a fêmea botar os ovos, e podem ser separados da mãe entre os 35 e os 40 dias de idade.

 

O ideal é que o casal de Azulão se reproduza em gaiolas de criação, que devem ser de arame e com medidas de 60cm x 40cm x 35cm, e de preferência com o comedouros e bebedouros externos. As gaiolas individuais, por exemplo para os machos ficarem durante o restante do ano, podem ter a metade deste comprimento. Os ninhos para Azulão devem ser de bucha, com cerca de 7cm de diâmetro e 5cm de profundidade. Você poderá colocar capim seco, pedaços de sisal ou outro material usado na confecção dos ninhos para estimular a fêmea de Azulão a reproduzir.

 
 

O CANTO DO AZULÃO

 

O Azulão tem um belo canto, que também é muito apreciado pelos admiradores desta ave. Ele também apresenta algumas variações no canto, de acordo com a região aonde vive.

Cadastre seu email e receba as melhores informações grátis sobre pássaros!