Como Cuidar de Perna Quebrada em Canario Belga

Share Button

Quando nos deparamos com uma situação de perna quebrada em Canario Belga, o ideal é levar o pássaro, ou qualquer outro animal de estimação, para o veterinário assim que o acidente acontecer, contudo, nem sempre esta é uma medida fácil de ser realizada, pois muitas cidades pequenas nem contam com uma clinica veterinária. Nestes casos o dono do deverá cuidar da perna quebrada em Canario Belga. Vale lembrar que os cuidados que vamos passar são básicos, ou seja, servem para qualquer outro pássaro de estimação que você tenha.

Como Cuidar de Perna Quebrada em Canario Belga Como Cuidar de Perna Quebrada em Canario Belga

COMO CUIDAR DE PERNA QUEBRADA EM CANARIO BELGA

A primeira medida será colocar uma tala na perna fraturada, e para isso você tem duas formas de fazer a tala para “engessar” a perna do seu pássaro:

  • Esta tala pode ser feita de alguns canhões de pena ou com palitos de fósforo, eles devem ser de um tamanho um pouco maior do que a perna do pássaro que vai ser tratada;
  • Você também pode pegar um canudinho de refresco cortado ao meio, corte apenas um lado de forma a encaixar a perna do pássaro no meio do canudo.

Em ambos os casos você deve fixar a tala com um pedaço de esparadrapo no centro da perna, conservando-a assim até que o pássaro possa firmar o pé no chão.

O pássaro deve ser colocado numa pequena caixa ou gaiola e sem poleiros. As sementes e a água devem ser colocadas no chão da gaiola, onde ele possa comer ou beber sem ser necessário movimentar muito as pernas para alcançar os alimentos. A gaiola deve ser coberta com uma capa clara, a fim de esconder qualquer atividade que possa ser vista pelo pássaro, o que poderia assustá-lo e fazer com que ele mova-se, evitando que os ossos se liguem. Você também deve fornecer cálcio, de preferência na água, para ajudar a “colar” os ossos. Esta não é propriamente uma das doenças de pássaros, porém é algo que pode acontecer e você deve ser capaz de tratar.

share small Como Cuidar de Perna Quebrada em Canario Belga