Criação de Pássaros em Viveiros ou Colônias

Hoje vamos falar sobre as principais vantagens e desvantagens de se criar pássaros em viveiros, como os Agapornis, Periquito Australiano, Calopsita e outros psitacídeos. A criação em viveiros tem algumas vantagens, principalmente se pensarmos no manejo dos pássaros, que se torna muito mais rápido, pois com 3 minutos podemos trocar a comida e a água de todo o viveiro. Isso economiza muito tempo e é uma grande vantagem para quem tem outro trabalho ou não tem um grande tempo disponível.

Criação de Pássaros em Viveiros com maravalha Criação de Pássaros em Viveiros ou Colônias

A limpeza também ficará bem mais fácil de ser executada, pois a maioria dos viveiros conta com maravalha (serragem), no fundo, e este material poderá ficar por um bom tempo sem precisar de ser trocado. Um ponto importante é que você deve colocar a serragem na forma de lascas de madeira maiores, e nunca usar o pó de madeira no fundo, pois ele poderá causar doenças de pássaros.

Para reproduzir pássaros em viveiros devemos tomar alguns cuidados, entre eles é bom destacar que sempre deverá ter mais ninhos do que casais, isso na maioria das vezes irá evitar brigas entre as fêmeas que estejam querendo os mesmos ninhos. O ideal seria ter 15 ninhos para cada 10 casais, sendo que estes ninhos deveriam ficar todos na mesma altura, se for possível. As fêmeas tendem a disputar os ninhos que estão mais no alto, esta é uma forma de mostrar dominância sobre os outros pássaros do local.

Outro ponto importante, é que na medida do possível, devemos colocar dentro do viveiro apenas casais de pássaros que já estejam formados, ou seja, o casal já deverá ter aceitado um ao outro, de forma que eles não fiquem interessados em outros pássaros. Tomando este cuidado você estará evitando brigas para se formar os casais. Vale lembrar que normalmente são as fêmeas que escolhem os machos e que elas dão preferência para os machos mais novos.

Viveiros para a Criação de Pássaros Criação de Pássaros em Viveiros ou Colônias

PONTOS NEGATIVOS DA CRIAÇÃO DE PÁSSAROS EM VIVEIROS

Um ponto negativo na criação de pássaros em viveiros é que você não terá muito controle sobre os cruzamentos, afinal, quem garante que um fêmea não pulou a cerca e cruzou com um outro macho. Os casais nos viveiros para pássaros também demoram um pouco mais para criar. Você também deverá ficar atento na saúde das aves, pois um pássaro que esteja doente poderá contaminar todo o viveiro.

E o principal ponto negativo é que podem acontecer brigas entre os casais, pois eles poderão disputar os ninhos, parceiros, preferência sobre a comida e água. Os alimentos também devem ficar em um único local, e que de preferência esteja disponível em comedouros amplos, que deixem os pássaros acessarem tranquilamente.

O pior que pode acontecer é um casal de pássaros atacar e matar os filhotes do ninho de outro casal. Normalmente, se você seguir as dicas acima, colocar os ninhos e comida na mesma altura, e os casais já formados, esse problema dos ataques não irá acontecer. Também é importante falar que alguns pássaros não poderão ser criados em viveiros, pois são muito territorialistas na época da reprodução.

Esses são alguns pontos importantes da criação de pássaros em viveiros, caso você se lembre de outro, deixe um comentário para que possamos acrescentar no texto.

share small Criação de Pássaros em Viveiros ou Colônias