Cadastre seu email e receba as melhores informações grátis sobre pássaros!

Como ter Sucesso na Reprodução de Canarios Belga

Por | 196 comentários

Share Button

Estamos dando sequência em nossas postagens que ensinam como criar Canários Belga, e nesta postagem iremos falar hoje vamos falar sobre a reprodução de Canarios Belga, daremos dicas para que você possa preparar os Canários para esse período tão importante e ao mesmo tempo desgastante, buscando sempre alcançar o maior número de filhotes de alta qualidade. Uma boa complementação para este artigo é a leitura do guia completo sobre o Canário Belga, lá você encontrará diversas outras dicas e informações que não estão presentes aqui neste tópico.

 
Como ter Sucesso na Reprodução de Canarios Belga Como ter Sucesso na Reprodução de Canarios Belga


 

QUANDO POSSO INICIAR A REPRODUÇÃO DE CANARIOS BELGA?

 

A época de reprodução de Canarios Belga no Brasil vai de meados de Julho até o final de Dezembro, podendo variar um pouco. Alguns criadores fazem o acasalamento de Canario Belga durante o ano inteiro, contudo isto não é aconselhável, pois os Canários necessitam trocar penas e ter um período de recuperação e descanso, caso contrário podem acabar pegando alguma das doenças de pássaros e até mesmo morrer.

 

Os Canários quando estão prontos para o acasalamento ficam batendo as asas insistentemente, também ficam piando, chamando os Canários do sexo oposto. Sempre deve-se formar os casais de forma que os filhotes de Canários Belga sejam melhores que os pais, seja pelas cores, porte ou pelo canto.

 
 

O QUE FAZER ANTES DO INÍCIO DA ÉPOCA DE REPRODUÇÃO DE CANARIOS BELGA?

 

Como medida preparatória para o inicio da época de acasalamento e reprodução de Canarios Belga, você pode administrar algum vermifugo para os pais, sempre atentando para as recomendações da bula. É importante que o remédio tenha sido totalmente administrado e absorvido pelos pássaros antes do acasalamento. Você também poderá cortar as penugens que ficam ao redor do “Bumbum” dos Canários, bem como aparar as unhas. Outro suplemente que pode ser administrado é a Vitamina “E”, ela é encontrada com facilidade em lojas de produtos agropecuários e é considerada como um estimulante sexual para o casal de Canários, bem como aumenta a fertilização dos ovos.

 
Como ter Sucesso na Reprodução de Canarios Belga Vitamina E Como ter Sucesso na Reprodução de Canarios Belga
 

COMO VOU SABER QUE OS CANARIOS BELGA ESTÃO PRONTOS PARA CRUZAREM?

 

Quando o Canário Belga macho estiver cantando forte e alto, e a fêmea de Canário estiver dando sinais que está pronta, você poderá coloca-los em um gaiola de reprodução, separados pela grade divisória do meio. No lado da fêmea coloque o ninho em formato de taça e algum material para a para que ela possa carregar e fazer o ninho, que pode ser fios de juta ou capim macio.

 

Quando a fêmea estiver carregando material para o ninho, e o casal estiver trocando comida pelas grades da gaiola, chegou a hora de retirar a divisória e juntar os pássaros. Fazendo esse procedimento, as chances de acontecerem brigas serão bem menores e o casal de Canários provavelmente irá se aceitar, e possivelmente já chegarão cruzando.

 

COM QUANTO TEMPO VOU VER O CANARIO BELGA CRUZANDO?

 

Com cerca de 5 a 7 dias após o acasalamento a fêmea irá começar a postura, normalmente ela iá botar os ovos na parte da manhã, por isso deve-se evitar mexer na gaiola muito cedo, mesmo que seja para alimentar ou cuidar dos pássaros. A postura geralmente é de 4 a 5 ovos e você pode retirar os ovos assim que ela botar, colocando no lugar um ovo indez (ovo de plastico), retornando com os ovos quando ela botar o 4ª ovo. Este procedimento faz com que os filhotes nasçam todos ao mesmo tempo e aumenta as chances de toda ninhada sobreviver. Os ovos retirados devem ser pegos com uma colher limpa e guardados em um pote com sementes ou algodão, devendo ser virados pelo menos 3 vezes ao dia, pois isso evita que o gema cole na casca do ovo, fazendo com que o embrião não consiga se desenvolver.

 
Sucesso na Reprodução de Canarios Belga Como ter Sucesso na Reprodução de Canarios Belga
 

A incubação dura de 13 a 14 dias e com 7 dias podemos fazer o teste da ovoscopia e verificar se os ovos estão galados ou não, evitando que a fêmea choque em vão. Você deverá colocar uma banheira com água para banho dentro da gaiola no 11º ou 12º dia de choco, desta forma a fêmea poderá molhar-se e aumentar a umidade do ninho e dos ovos, ajudando os filhotes a quebrarem a dura casca do ovo no momento do nascimento.

 

Normalmente as fêmeas de Canário Belga são boas mães e vão chocar e criar bem os filhotes, mas caso isso não ocorra, você poderá pegar os filhotes e colocar em outras canarias que são boas criadeiras, elas normalmente irão aceitar os filhotes adotados sem problemas. Alguns criadores usam um mesmo macho para galar várias fêmeas, assim, a canaria ficará responsável por chocar, alimentar e criar os filhotes. Continue acompanhando nossa série que está ensinando Aprenda a Criar Canario Belga!

Cadastre seu email e receba as melhores informações grátis sobre pássaros!