A melhor Alimentação para uma Criação de Canários Belga

Share Button

Daremos prosseguimento hoje em nossa série sobre Aprenda a Criar Canario Belga, esta é a 4ª postagem sobre o tema é seria bem interessante que você leia as outras. Hoje vamos falar sobre a melhor alimentação para uma criação de Canários Belga, bem como alguns outros cuidados que você deverá ter com a manutenção do canaril. Falaremos sobre algumas sementes, verduras, frutas, legumes e outros alimentos.

A melhor Alimentação para uma Criação de Canários Belga

MELHOR ALIMENTAÇÃO PARA CANÁRIOS BELGA – FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS

Além destas sementes, você poderá oferecer frutas para Canario Belga, como por exemplo a maçã, pera e laranja, porém nem todos os pássaros gosta de comê-las, verduras como Almeirão, Chicória, Couve e Mostarda são garantias de sucesso entre os passarinhos, assim como legumes como o jiló e o pepino. De uma maneira geral, alimentos de cor verde escuro são melhores para os canários. A muita controvérsia sobre a quantidade destes alimentos a ser oferecida, uns defendem que estes complementos podem ser dados diariamente, outros dia sim dia não, alguns dão uma vez por semana e tem quem nunca dê. Portanto, cada um deve testar e ver o que melhor se adapta para seus Canários.

A melhor Alimentação para uma Criação de Canários Belga - Verduras e Legumes

MELHOR ALIMENTAÇÃO PARA CANÁRIOS BELGA – SEMENTES

Os Canários Belga são granívoros, ou seja, a base de sua alimentação é composta por grãos, sendo que os mais usados são o Alpiste e o Painço, sendo a dieta complementada com o oferecimento de outras sementes, como a linhaça, colza, cânhamo e niger. Na imagem abaixo você tem algumas das sementes mais usadas na alimentação dos Canários. Você também poderá comprar uma mistura para Canario Belga que já venha pronta, existem diversas marcas de ótima qualidade.

A melhor Alimentação para uma Criação de Canários Belga - Sementes

MELHOR ALIMENTAÇÃO PARA CANÁRIOS BELGA – FARINHADA DE OVO

Outra comida importante para Canário Belga é a farinhada a base de ovo, sendo você mesmo pode prepara-la em sua casa. A base da receita de uma boa farinhada é pão seco e triturado, misturado com ovo cozido, que poderá ser o ovo inteiro ou apenas a gema, e a esta base acrescenta-se outros produtos como flocos de cereais, como aveia, milho e arroz, cenoura ralada, maça e alguma vitamina para Canario Belga.

Lembre-se que as farinhadas a base de ovo, as frutas, verduras e os legumes devem ser colocadas na gaiola durante a manhã e retiradas ao entardecer, pois elas azedam com muita rapidez e podem causar diversas doenças de pássaros. Não existe uma mistura de sementes que seja ideal ou considerada correta, mas para Canários Belga, uma boa mistura de sementes deverá ter pelo menos 60% de alpiste. Cada criador faz a sua mistura de acordo com as suas possibilidades financeiras e experiências anteriores com a criação.

MELHOR ALIMENTAÇÃO PARA CANÁRIOS BELGA – AREIA

Na gaiola para pássaros você poderá colocar um comedouro com uma mistura feita com areia lavada e se possível esterilizada, e cascas de ovos torradas e trituradas. Esta mistura é importante pois auxilia os canários a triturar os alimentos na moela, uma vez que eles não possuem dentes para fazer a mastigação inicial.

MELHOR ALIMENTAÇÃO PARA CANÁRIOS BELGA – ÁGUA

Novamente vamos falar da importância de trocar a água todos os dias, além claro de relembrar que a água fornecida para os canários deve ser limpa e pura, e de preferência não deve conter aditivos químicos como o cloro. Na água podemos administrar vitaminas para Canários Belga, vermífugos e outros remédios, pois os pássaros com certeza irão beber, mesmo que ela esteja com um gosto ou cor diferente. Se você acha que a ága pode ser trocada em períodos maiores, faça o seguinte teste, pegue um bebedouro com água que esteja na gaiola a mais de um dia, e que aparentemente está limpa, e agite o bebedouro, agora veja a cor e o cheiro que a água ficou.

canario belga tomando banho

MELHOR ALIMENTAÇÃO PARA CANÁRIOS BELGA – SERÁ SEMPRE A MESMA?

Não! A melhor alimentação para os Canários Belga irá variar de acordo com a fase de sua vida, sendo que eles tem necessidades alimentares diferentes quando estão em fase de descanso, na muda de penas, na época de acasalamento ou quando estão alimentando filhotes.

ATIVIDADES DIÁRIAS EM UMA CRIAÇÃO DE CANÁRIOS BELGA:

  • A água deve ser trocada;
  • As sementes devem ser sopradas e trocadas;
  • As farinhadas, verduras, legumes ou frutas devem ser trocados ou retirados;
  • Os forros das gaiolas devem ser verificados e caso estejam muito sujos devem ser trocados;
  • Se possível, as aves devem ficar um tempo no sol;
  • Deve ser colocada uma banheira para os Canários Belga tomarem banho (duas a três vezes por Semana);
  • As grades e poleiros devem ser higienizados (Quinzenalmente).

Você tem alguma receita de farinhada caseira ou de mistura de sementes? Deixe um comentário falando qual é o seu segredo! Continue acompanhando nossas postagens, em breve teremos muitas novidades, como por exemplo o lançamento do nosso guia completo sobre o Canário Belga, vale a pena dar uma lida com atenção.

Share Button

Deixe Sua Opinião

Comentários

END; } else { //normal ads echo <<

Clique Nas Imagens e Veja Outros Textos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *