Melhorias no Viveiro de Pássaros

É sempre importante fazer pequenas melhorias no viveiro de Pássaros, de forma que ele fique cada dia mais seguro e confortável para as aves. Nenhum viveiro será 100% perfeito, mas com um pouco de atenção e seguindo alguns conselhos ele poderá se tornar um ótimo local para seus pássaros. Esses viveiros caseiros não são bons para reproduzir o Belga – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos” target=”_blank”>Canario Belga, pois eles normalmente não costumam aceitar outros canários no mesmo local.

MELHORIAS NO VIVEIRO DE PÁSSAROS PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

Uma ótima forma de melhorar a segurança de viveiros externos é colocando telas para viveiro de pássaros de arame com malha fina na parte superior, caso seu viveiro seja de telha. Caso aconteça algum imprevisto, como por exemplo uma forte chuva de granizo, e as telhas se quebrem, essa proteção evitará que os pássaros fujam. As telas para viveiro de pássaros com malha fina também devem ser usada em todo o viveiro, mesmo que seus pássaros sejam grandes, como por exemplo uma Calopsita. Esta tela irá impedir que roedores e outros predadores entrem no viveiro.

Melhorias no Viveiro de Pássaros - Tela no Teto

Um item de conforto para os pássaros são os poleiros, eles podem ser de bambu, galhos de árvore ou comprados em lojas agropecuárias. O importante aqui é ter vários poleiros e que eles tenham diversas espessuras. Você também pode colocar plantas no viveiro. E para aves de bico curvo, como por exemplo o Periquito Australiano, é interessante colocar algo para que eles possam escalar, como por exemplo uma grade, corrente ou algo do genêro.

FORMAS BARATAS DE FORNECER ALIMENTAÇÃO EM UM VIVEIRO DE PÁSSAROS

Você pode colocar em cada viveiro um prato, destes usados em plantas ornamentais, para fornecer alguns complementos alimentares, como por exemplo frutas, verduras e legumes. Além disto, os pássaros adoram brincar no fio e em cima do próprio prato. Uma forma simples de fazer comedouros para pássaros é utilizando canos de PVC. Basta fazer um corte e colocar um cap de PVC para fechar os lados. Você também poderá afixar o comedouro nas laterais do viveiro, usando ferragem e pregos. É uma forma simples mas bem útil. Apesar da grande abertura, quase não tenho desperdícios de comida, pois a comida fica bem baixa no comedouro e não chega a ser jogada para fora dele, além disto sempre reaproveito as sementes usando a máquina de limpar sementes.

Melhorias no Viveiro de Pássaros - Comedouros

MELHORIAS NO VIVEIRO DE PÁSSAROS PARA AUMENTAR O CONFORTO

Você também poderá fazer uma espécie de cortina, usando plástico ou outro material, que será colocado na frente do viveiro para pássaros, assim, sempre que estiver chovendo ou ventando muito forte, você poderá abaixar esta cortina, diminuindo as teminas correntes de ar que tanto fazem mal aos pássaros. O chão do viveiro deverá ter algum tipo de sub-extrato, normalmente se usa a serragem, pois ela é barata e fácil de conseguir. Você também poderá colocar areia. Estes produtos irão auxiliar a limpeza do viveiro caseiro para pássaros.

23 thoughts on “Melhorias no Viveiro de Pássaros”

  1. Tava na hora sobre um blog de pássaros. ADoro preciso ter um logo acho moh barato

    Tô te seguindo passa no meu blog e vê se gosta

  2. ola gosto muito do seu blog, tenho interesse em montar um viveiro tb, ultimamente estou so com um casal de periquitos pra me adaptar com os pássaros, mais pretendo expandi criarei agapornis, calopsitas e mais periquitos!!! Quero saber oq vc ta dando para os periquitos comerem???

  3. Christian,

    Seu Viveiro está muito bom mesmo, estou a procura de um casal de personatas, mas aqui está bem dificil de encontrar…

  4. JC,

    Eu iria deixar, mas a instalação não me ajudou.
    Eu confiro todos os dias, até hoje eles nem tentaram roer os fios, mas se eu notar algo terei realmente que mudar de local

  5. ola estou começando um pequeno criatorio de perequitos duas estava botando no viveiro pequeno como fiz um maior coloquei todos la com os nihos so que agora elas nao querem mais ir para o ninho o que deve fazer

  6. Ivone,

    Muitos periquitos não gostam que mechemos nos ninhos, especialmente tirar ele de um lugar e colocar em outro, se eles não tiverem voltado para o ninho eu te aconselho a voltar com eles para o antigo viveiro, colocar os ninhos nos mesmos lugares e torcer para eles aceitarem novamente

  7. Olá .Pra ficar melhor voc~e deverá cobrir com terra e plantar grama ou erva daninha para evitara o calor que telhas de cimento causam no interior…Telhado ecologico,busque informações…Eu uso .

  8. Olá.. estou pensando em fazer um viveiro para mim.. mas estou com uma duvida cruel… Na porta. como eu faço para colocar uma proteção para quando eu for entrar lá dentro para tratar deles. ele nao voarem para fora? deu para entender? como que voçe fez na parte das portas?

  9. Olá. É só uma sugestão OK. Embaixo das telhas de amianto ou ecológicas coloque placas finas de isopor (Entre a telha e a tela), não é caro e protege muito contra o calor (Mormaço). Instale na parede lateral uma janela retangular, com um suporte do lado de dentro, para que vc possa alimentar as aves sem precisar entrar sempre no viveiro. Vc pode também colocar uma árvore seca com muitos galhos, alêm de embelezar, fortalece as patas das aves. Elas não vão pousar sempre no poleiro horizontal, coloque gancorras (Balanços) as calopsitas adoram.

  10. Ola Boa tarde.
    Acabo de adquir uma chacara, onde nela o ex-proprietário construi um viveiro em que ele criava passaros. O viveiro tem 3 metros de largura, 9 de comprimento e 3 de altura, piso metade barro metade cimento, todo isolado com tela, telhado de telha de barro, com uma clara boia para entrada de sol(2m2), casinhas de bamboo, fica entre 2 mangueiras(arvores) (tem bastante sombra, o unico sol que bate nela é um pouco da manha e o dia inteiro pela clara boia. Estou querendo inciar a criação de passaros neste viveiro, gosatria de algumas dicas de quais passaros posso colocar juntos, que eles possam criar, alimentação, limpeza… quais livros posso pesquisar sobre o assunto. Ja tive uma calopsita por 10 anos, morreu a uns meses atraz de cancer na asá, portanto é a unica coisa que intendo do assunto.
    Obrigado
    [email protected]
    Londrina-PR

  11. Há muito tempo penso em construir meu viveiro. Adquiri recentemente 1 casal de calopsitas que já gerou vários filhotes para o antigo proprietário. Acho que o seu viveiro servirá de ispiração para mim embora tenha que fazer algumas modificações pois não tenho o mesmo espaço disponível que você. Se puder entre em contato comigo para que possamos trocar algumas experiências.

  12. ola,pretendo fazer um viveiro de 1m e 10cm de comprimento,1m de largura, e 1m e 50cm de altura.
    mais ou menos quanto eu gastarei,só no viveiro sem contar o preço dos paleiros,dos ninhos,dos bebedouros, dos comedouros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>