Saiba Tudo Sobre a Criação de Canários Belga

Os Canários Belgas são originários das Ilhas Canárias, situada ao Noroeste da África, depois de sofrerem várias modificações e transformações, tanto no porte quanto na cor, se tornaram uma ave doméstica, existindo cerca de 400 cores de canários reconhecidas no mundo. São conhecidos dentre outros nomes por Canário Belga, pois uma linhagem veio da Bélgica, e por Canário do Reino, pois eles costumavam chegar ao Brasil por meio de navios que vinham do “reino” de Portugal. Acabamos de lançar o nosso Guia Completo sobre o Canário Belga, vale a pena dar uma boa lida!

CANARIO BELGA Saiba Tudo Sobre a Criação de Canários Belga

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO CANÁRIO BELGA

O Canario Belga mede entre 14 e 15 centímetros da ponta do bico à extremidade da cauda. A cabeça é pequena e estreita, as pernas longas, o peito arredondado e cheio e tem uma plumagem compacta e lisa.

DICAS PARA COMPRAR UM CANÁRIO BELGA

Para iniciar uma criação de Canários Belga devemos sempre optar por comprar pássaros jovens, com a plumagem brilhante e toda compacta, aparentando estar saudável, ele deve ficar pulando de um poleiro para o outro, e com os pés lisos, canários que ficam quietos em um canto da gaiola ou com a cabeça debaixo da asa durante o dia podem estar com alguma doença.

ALIMENTAÇÃO DE UMA CRIAÇÃO DE CANÁRIOS BELGA

A base da dieta alimentar de uma criação de Canários Belga será o alpiste, devendo também ser fornecido outras sementes como o painço, colza, niger, linhaça, cânhamo, além de verduras e legumes como couve, almeirão, mostarda, chicória e jiló. Uma vez por semana pode-se dar ovo cozido. A água do bebedouro deve ser trocada todos os dias e pode-se colocar uma vasilha com areia na gaiola.

O ACASALAMENTO NA CRIAÇÃO DE CANÁRIOS BELGA

Os Canários Belga podem se reproduzir o ano inteiro, mas o aconselhável é que o acasalamento ocorra entre o final de julho até dezembro. A gaiola para o casal de canários deverá medir no minimo 60cm x 40cm x 30cm, e o ninho apropriado é o em formato de taça com forro. Deve-se deixar fios de estopa ou mato fino e seco para que os canários possam fazer o ninho, mas atenção, nunca use fios cortantes ou algodão, esses materiais podem cortar o pé dos canários ou grudar em suas unhas, e quando eles saírem do ninho vão acabar derrubando os ovos. As fêmeas de Canário Belga botam geralmente de 4 a 5 ovos em dias seguidos e a incubação leva em torno de 13 dias. Os filhotes podem nascer todos no mesmo dia, caso os ovos tenham sido retirados da fêmea a medida que ela botava, e recolocados no ninho quando ela começou a chocar. Com 15 a 20 dias os filhotes começam a sair do ninho, mas devemos mante-los com os pais por pelo menos 30 dias.

Ninho para Criação de Canário Belga Saiba Tudo Sobre a Criação de Canários Belga

MANUTENÇÃO DIÁRIA DE UMA CRIAÇÃO DE CANÁRIOS BELGA:

As gaiolas de uma criação de Canários Belga devem ser limpas diariamente e o forro trocado quando ficar sujo. O pote com as sementes devem ser sopradas e/ou trocadas, de forma a retirar o pó que acumula no seu fundo. Os bebedouros devem ser limpos com buchas de cozinha, mas que devem ser usadas apenas com os pássaros, de forma a retirar qualquer sinal de sujeira ou algas que possam estar se desenvolvendo.

share small Saiba Tudo Sobre a Criação de Canários Belga